Fernando Meirelles: da telinha pra telona

Ensaio sobre a Cegueira, Jardineiro Fiel e Cidade de Deus são alguns dos sucessos de Fernando Meirelles, diretor, produtor e roteirista brasileiro. Mas quem era Fernando antes da fama? Onde vivia, o que fazia e, principalmente, o que dirigia? 

Fernando é formado em Arquitetura, mas sua paixão sempre foi o audiovisual. Não é à toa que seu trabalho final da faculdade foi um filme. Depois de formar, abriu a Olhar Eletrônico –  hoje, O2 Filmes – uma das produtoras mais renomadas de São Paulo.

Antes de fazer sucesso nas telas do cinema brasileiro e internacional, Meirelles era diretor de comerciais publicitários, ramo no qual atua até hoje. Intitulado Instantes, um de seus comerciais para a Samello – marca de sapatos masculinos – foi premiado, na época, pela Rede Globo (convenhamos, ele já era um sucesso).

E ele não está sozinho. Outros nomes como David Fincher (Clube da Luta), Ridley Scott (Blade Runner), Michael Bay (Transformers), David Lynch (Cidade dos Sonhos), Edgar Wright (Todo mundo Quase Morto) e Guilherme del Toro (O Labirinto do Fauno) também começaram suas carreiras fazendo comerciais para a TV. Vamos ficar atentos aos vídeos publicitários. Afinal, o próximo grande diretor de cinema pode estar começando por ali. 



Mais recentes